This is an old revision of the document!


EEA Grants

As infecções por estreptococos do grupo B em Portugal e na Islândia: sensibilização e contribuição para estratégias preventivas

Projecto financiado por uma bolsa dos governos da Islândia, Lichtenstein e Noruega (EEA PT06).

Este projecto é uma colaboração entre a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Portugal e o Hospital Universitário Landspitali, da Islândia. O investigador principal é o Prof. Mário Ramirez.

Reduções na mortalidade infantil (MI) e dos anos potenciais de vida perdidos (APVP) são os principais objectivos dos programas e planos nacionais de saúde. Neste projecto propusemos realizar o levantamento das características de Streptococcus agalactiae (estreptococos do grupo B de Lancefield - GBS) causando infecções humanas em Portugal e na Islândia, com um ênfase particular em dois grandes grupos de risco: bebés e adultos que sofrem de diabetes. Os resultados do trabalho irão aumentar a consciência da infecção por GBS, contribuindo para uma adesão mais forte às políticas de prevenção com antibióticos para infecções neonatais e para uma melhor gestão das infecções em adultos, levando a reduções de IM e APVP. A maior compreensão da doença nestas duass populações de risco irá esclarecer se as mesmas linhagens genéticas GBS estão presentes em ambas as populações. Esta informação poderá ser de grande importância para identificar linhagens particularmente patogénicas para certos hospedeiros ou para causar determinadas apresentações da doença, identificando-as como alvos preferenciais de estratégias de prevenção ou tratamento.

===== ===== Outcomes

Artigos científicos

Apresentações em reuniões científicas

  • pip/eea/eeapt.1461075449.txt.gz
  • Last modified: 2018/02/19 18:06
  • (external edit)